Propriedade Intelectual e Concorrência

Propriedade Intelectual e Concorrência

Além de garantir o direito de propriedade e exclusividade ao titular da criação intelectual, a proteção da propriedade intelectual permite o avanço da inovação e a divulgação dos conhecimentos, equilibrando os interesses do titular e acarretando benefícios para a sociedade.

O crescimento da importância da PI requer mudanças na forma como as empresas e, por extensão, os gestores visualizam e utilizam os ativos de PI. A PI pode ser fonte de inovação, criatividade e crescimento, requerendo, para tanto, tratamento estratégico.

Nosso escritório possui um modelo de gestão de PI que compreende duas dimensões:

a) A estratégica: na primeira dimensão, a estratégica, englobam-se componentes e respectivos indicadores que permitem evidenciar as melhores estratégias competitivas e de que modo a empresa se organiza para gerir a Propriedade intelectual, incluindo todo o processo decisório, a divisão do trabalho e processos de comunicação; as políticas que orientem as práticas da empresa e seu alinhamento às estratégias empresariais; bem como as diretrizes quanto à exploração econômica dos ativos intangíveis.

b) dimensão operacional, por sua vez, complementa a definição do conceito de gestão de PI, ao provocar e viabilizar a investigação sobre procedimentos adotados, equipe envolvida e portfólio de ativos.